Header Ads

Por que usar CyanogenMOD? Vale a pena?


Um dos grandes baratos do Android são as customizações praticamente ilimitadas que a plataforma oferece. Ao contrário dos sistemas rivais, o Android pode ser alterado e isso deu espaço a uma variedade enorme de Custom ROMs. A mais popular delas é a CyanogenMod. Mas por quê? O que faz dela um sucesso? Por que você deve instalar?
Esta é a custom ROM mais popular no mundo Android. Ela foi criada por Steve Kondik.
Esta ROM promete entregar ao usuário mais do que as versões oficiais: desempenho melhor, interface mais funcional e recursos que as operadoras ou fabricantes acabam vetando aos seus consumidores.
A modificação não é ilegal, até porque o Android é open-source. As fabricantes vem reconhecendo o sucesso da ROM.

Por que instalar?
Se o hardware do seu smartphone dá conta e se ele está na lista de aparelhos suportados pelo hack (confira a lista aqui), falta decidir se vale mesmo a pena passar pelo processo de instalação que pode ser, no mínimo, emocionante para o pessoal mais tímido na hora de flashear um dispositivo (ou seja, substituir a ROM). Quanto mais antiga é a versão do seu Android, mais você tem a ganhar com as atualizações do CyanogenMod: elas liberam novas funcionalidades e características que, algumas vezes, são bloqueadas pelo fabricante.
Com o CyanogenMod você pode fazer facilmente overclock no processador do seu smartphone para acabar com o lag irritante de alguns modelos na hora de fazer transições rápidas de tela – sobretudo touchscreens. Nos Androids proprietários, esta prática é possível desde que você consiga quebrar restrições internas do sistema, fazendo o chamado “root” do aparelho. A grosso modo, equivale a tornar você o “administrador do sistema” como no Windows. No CyanogenMod, você já é este administrador.
Um exemplo: quem ainda roda o Android Eclair deve invejar versões posteriores que permitem que você instale aplicativos no cartão SD. No CyanogenMod, esta funcionalidade é padrão. Além disso, o sistema oferece suporte nativo à temas para você customizar à vontade a aparência de seu sistema, bem como já tem à disposição uma enorme lista de operadoras.

O CyanogenMod é atualizado com mais frequência do que a maioria dos fabricantes divulga suas revisões do Android.